ASSOCIE-SE

Agende uma visita conosco e faça parte da ACCIE

NOTÍCIA

VOLTAR

Lideranças regionais se reúnem com a direção da Azul Linhas Aéreas

Uma audiência organizada pela Frente Parlamentar Gaúcha de Aviação Civil Regional, liderada pelo deputado estadual Diogenes Basegio, no dia 26 de fevereiro, reuniu lideranças políticas e empresarias de Passo Fundo, Carazinho, Marau e Erechim e o diretor de relações institucionais da Azul Linhas Aéreas, Ronaldo Veras, para tratar do cancelamento dos voos diários entre Passo Fundo e Porto Alegre. O encontro foi realizado na Assembleia Legislativa, na Capital gaúcha. O presidente da Unimed Erechim, Alcides Mandelli Stumpf, representou a ACCIE na audiência.

A importância do voo direto, devido à rapidez e facilidade de locomoção, foi manifestada pelos representantes das entidades de classe. O presidente da Acisa, Marco Mattos, reiterou que as associações comerciais da região estão mobilizadas para viabilizar as medidas necessárias para a solução do impasse. Mattos também sugeriu ao diretor da Azul uma alteração na rota do voo que faz a rota Passo Fundo Curitiba Porto Alegre. “Como um meio de resolvermos parcialmente esse problema, sugiro uma rota alternativa no voo que está em operação atualmente. Fazer uma inversão da rota, passando primeiro por Porto Alegre e, em seguida, à Capital paranaense. Acredito que com isso resolveríamos parte do problema de todos que precisam se deslocar de forma rápida à Capital do estado”, pontuou o presidente da Acisa.

Conforme o diretor da Azul, Ronaldo Veras, a retomada dos voos está condicionada a dois pontos que precisam de um desfecho. “Há duas alternativas para a recolocação do trecho requerido. A primeira é a regulamentação da medida provisória do governo federal para o subsídio à aviação civil regional. Outro ponto é a publicação do Plano de Aviação Regional. Se essas duas ações saírem do papel os voos serão retomados. Do contrário, é difícil”, apontou. A Medida Provisória, destacada por Veras, tem o objetivo de estimular o setor por meio de subsídios às tarifas aeroportuárias e aos custos dos voos. Porém, ele está confiante do resultado e espera ter uma resposta em, no máximo, 15 dias.

Em defesa da retomada do voo

O coordenador da Frente Parlamentar Gaúcha da Aviação Civil Regional, deputado Diogenes Basegio, destacou a importância do retorno dos voos que fazem a ligação direta da Região do Planalto Médio à Capital. “Para a população de Passo Fundo e região a suspensão dos voos diretos vem na contramão do desenvolvimento. Diante disso, seguiremos os trabalhos para que as alternativas necessárias para o retorno do modal surjam e sejam postas em prática”, afirma. O parlamentar demonstrou-se completamente engajado na causa. “A empresa nos provocou tirando este voo. Agora iremos até o fim, trabalhando dia a dia para a rápida resolução”.

Entre as autoridades, marcaram presença na audiência o prefeito Luciano Azevedo, o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Patussi, o reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza e representantes de entidades de classe de Passo Fundo, Erechim, Marau e Carazinho. O prefeito destacou o crescimento do aeroporto nos últimos anos. “Tivemos importantes implantações em nosso aeroporto, como voos diretos para Campinas e Curitiba. Com essa crescente, que se deve também ao investimento que a Azul fez, a utilização do transporte aéreo pelos passo-fundenses multiplicou por três desde 2012”, avalia Azevedo. O presidente da Câmara de Vereadores de Passo Fundo, Marcio Patussi, também fez questão de frisar a necessidade do voo e entregou ao diretor da Azul um documento rubricado por todos os vereadores do município. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva também entregou um documento ao diretor da Azul em nome do governo municipal e de todas as entidades engajadas na causa.

Também participaram da audiência: o vice-presidente da Associação dos Vereadores da Região de Produção, Iura Kurtz; o presidente da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Marau, Diógenes Scorsatto; o representante da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim, Alcides Mandelli Stumpf; a vice-presidente da Sincomércio Passo Fundo, Lourdes Schamberg; o representante do Sindicato Rural de Passo Fundo, Arthur Dreher Simões; o vice-presidente da Associação Comercial de Carazinho, Cesar Souza; o representante do Hospital Cidade de Passo Fundo, André Ricardo Araújo; presidente da OAB Passo Fundo, Alexandre Gehlen; representante do movimento “Queremos A Manutenção Dos Voos Diretos Entre Passo Fundo e Porto Alegre”, Tiago Alexandre Beltrame; o representante do escritório Martinelli Advocacia Empresarial, Eduardo Macluf; e os deputados Frederico Antunes, Sérgio Turra e Vilmar Zanchin.