ASSOCIE-SE

Agende uma visita conosco e faça parte da ACCIE

FRINAPE

VOLTAR

XII Frinape

De 29 de novembro a 7 de dezembro de 2008.

Corte
Rainha: Elise Andreolla.
Princesas: Fernanda Nora de Moraes e Joana Lando Bellani. Princesas étnicas: Kamila Delazeri Baidek – Polonesa, Rafaela Martins Sponchiado – Italiana, Letícia Pottker – Alemã, Ilana Kives – Israelita, Monique Maína Milkiewicz – Nativa, Aniele de Oliveira Carraro – Prenda.

O prefeito era Eloi João Zanella, que também foi o presidente institucional da Feira, e o presidente da ACCIE, Jaci José Delazeri.

Mega Shows

Inimigos da HP, César Menotti e Fabiano e Armandinho.

Inauguração dos Pavilhões de Exposições

A cerimônia de abertura da XII Frinape foi marcada pela presença de inúmeras autoridades e pela inauguração dos pavilhões I e II de Exposições. O corte da fita foi feita pelo prefeito Eloi Zanella, pelo presidente da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim, Jaci José Delazeri; pelo presidente da Emater/RS, Mário Augusto Ribas do Nascimento; pelo deputado Ivar Pavan; pelo presidente da Câmara de Vereadores, Anacleto Zanella; pelo presidente do Conselho Deliberativo da ACCIE, Jandir Cantele, pelos deputados estaduais Iradir Pietroski e Gilberto Capoani; e pela Rainha da XII Frinape, Elise Andreolla. Em seguida, o Bispo Diocesano, Dom Girônimo Zanandréa, procedeu a benção das instalações e autoridades e presentes visitaram os expositores.

Placa na Praça do Imigrante

Antes da solenidade de abertura da Cidade da Cultura, foi feito o descerramento de uma placa, na Praça do Imigrante, próximo aos novos pavilhões, em homenagem aos que construíram a história de todas as Feiras que aconteceram desde 1966. Em um texto da placa de bronze, está escrito: “Os homens só se eternizam por suas obras, especialmente as sociais”.

Cidade da Cultura

A Cidade da Cultura, localizada no Polo de Cultura, tinha como tema “Erechim, um século de história: uma semana de magia”. Todas as atividades foram uma homenagem aos desbravadores que construíram a história da grande Erechim: aos italianos, por sua tenacidade e sua rica culinária; aos alemães, por sua felicidade peculiar; aos poloneses, por sua capacidade empreendedora; aos judeus, por sua riqueza cultural; aos nativos e gaúchos, por personificarem a soma de todas estas características. A prefeita da Cidade da Cultura foi a professora Dra. Helena Confortin. Segundo ela, nesta edição da Feira, foi dado ao Pólo de Cultura o seu real significado e sua real dimensão, um centro de criação, participação e divulgação de todas as formas artísticas da cidade de Erechim.

A Cidade da Cultura contou com shows permanentes de humor, música e dança. A Cidade foi dividida em quatro Quadrantes, localizados no segundo piso: da Criatividade, voltado para as crianças sob a responsabilidade da Escola de Educação Básica da URI – Campus de Erechim; de Jogos Étnicos, com resgate de jogos e brincadeiras de nossos antepassados, sob a responsabilidade das etnias; de Artesanato, oficinas em diversas modalidades, sob os cuidados dos artesãos de Erechim, e de Artes, com atelier de pintura e escultura com o MAPE.

No primeiro piso foi instalado o Coreto da Cidade da Cultura, onde foram apresentados os shows, e no terceiro andar foi instalado o Cinematógrafo, com apresentação de filmes permanentes, entre eles o do Centenário de Criação da Colônia de Erechim. Também houve sessões do “Anima Mundi Brasil”.

Exposição sobre a nossa história

No Mirante do Centenário da Cidade da Cultura esteve em cartaz a “Exposição Histórico-Fotográfica Imigração Trevisana e Vêneta no Mundo” e “Erechim, um Século de História”. A exposição, que expressou uma parte da história dos nossos imigrantes que colonizaram a região Alto Uruguai, foi uma homenagem a todos os que, com suor e trabalho, fizeram a história, hoje centenária, da grande Erechim.

2ª Exposição Morfológica de Cavalos Crioulos

Realizada, com grande sucesso, durante a XII FRINAPE, a 2ª Exposição Morfológica de Cavalos Crioulo, promovida pelo Núcleo Alto Uruguai de Criadores de Cavalos Crioulos.