80 anos do Barão é tema do Prata da Casa da ACCIE
Os oitenta anos do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco foram o tema da palestra desta terça-feira, 08, no evento mensal “Prata da Casa”, promovido pela Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim. Na abertura do evento, o presidente da ACCIE, Deoclécio Corradi, convidou para os eventos que estão sendo promovidos neste mês de setembro na Entidade, em parceria com outras organizações. No dia 10, às 19h30min, haverá a palestra com Alex Born especialista em Neuromarketing, com o tema “Quadrantes Mentais da Comunicação”. No dia 13, domingo, às 20h, o show de Victor & Léo, uma das duplas mais requisitadas do momento no cenário nacional, e, no dia 16, às 19h30min, a palestra com Fernando Honorato Barbosa, atualmente coordenador do Departamento Econômico do Bradesco, tendo sido economista-chefe do BBI (Banco Bradesco Investimentos), com o tema “Finanças e macroeconomia”.
Em seguida, o diretor de Serviços da ACCIE, Luís Fernando Cantele, apresentou o Programa Jovens Empresários, que visa a aproximação e inserção de jovens nas atividades empresariais promovidas pela ACCIE. Segundo ele, este programa está alinhado com um dos objetivos do planejamento estratégico da Associação que é fortalecer a participação de jovens em atividades empreendedoras e aproximar e valorizar a participação de jovens empresários nas atividades da ACCIE. O programa prevê a participação de jovens acadêmicos dos cursos de Administração da URI e do Instituto Barão do Rio Branco como convidados nos encontros mensais do evento Prata da Casa. Nesta edição foram os seguintes os convidados: Rose Dariva Czanowski e Cristina Stroik do IBRB e Daniel Rodrigues e Evalto Anziliero da URI.
Em sua palestra, o vice- diretor acadêmico da Faculdade Anglicana de Erechim, mantida pelo Barão do Rio Branco, Jones Soares, falou sobre o projeto educacional, a estrutura e a rede de escolas que integram o Barão do Rio Branco. A rede de escolas atua na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Técnico pós-médio, Ensino Superior, Educação de Jovens e Adultos e Pós- graduação. É formada pela unidade de Erechim e escolas em Tapejara, Barão de Cotegipe e Bagé, além de Faculdades em Erechim e Tapejara. Com mais de dois mil alunos e cerca de 400 professores e colaboradores, o Instituto Anglicano Barão do Rio Branco foi fundado em 1929 com o objetivo de atender aos filhos dos paroquianos da Igreja Anglicana que havia se instalado recentemente na região. Há mais de 50 anos o Barão do Rio Branco vem atuando na formação profissional. O curso de técnico em Contabilidade, por exemplo, foi implantado em 1952 tendo sido considerado pioneiro na região, assim como outros cursos que se sucederam. A história mais recente da instituição se deu a partir de 1989, quando o professor Valério Schillo assumiu a direção da escola,a princípio para promover o seu fechamento. “Ao contrário, o trabalho que se seguiu deu início a um dos maiores projetos educacionais anglicanos no país”, destacou o palestrante.
Veja as maiores realizações das ultimas duas décadas:
1992 – É autorizado o Ensino Médio Diurno e Noturno;
1994 – Foi criado o Curso de Informática em nível de Ensino Médio;
1994 – Cria-se o Projeto para a Terceira Idade, para Pais e Familiares de Alunos;
1996 –O Barão do Rio Branco aderiu ao Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade;
1998 – É criado o Curso de Eletrônica em nível de Ensino Médio;
2000 – O Barão assumiu a administração do Instituto Anglicano Mélanie Granier de Bagé;
2001 – Enfatiza-se a consciência ambiental através da construção do Centro de Educação Ambiental;
2001 – É construído o novo prédio para funcionamento da Educação Infantil e Ensino Fundamental na cidade de Erechim;
2002 – Foi autorizado o funcionamento do Curso Técnico em Segurança do Trabalho;
2003 – É criada a Faculdade Anglicana de Erechim – FAE;
2003 – É firmada a Parceria com o Ypiranga Futebol Clube, assumindo a manutenção do patrimônio do clube;
2004 – Em conjunto com as Irmãs Vicentinas o Barão passa a administrar a Escola Vicentina de Fundamental Cristo Rei de Barão de Cotegipe;
2005 – A Faculdade Anglicana de Erechim passa a oferecer cursos próprios de pós-graduação;
2006 – Iniciam as atividades do Instituto Anglicano Barão do Rio Branco – Tapejara;
2007 – Cria-se a Faculdade da Experiência – curso aberto para toda a comunidade. Também é criado o Conselho da Experiência;
2008 – É autorizada a Faculdade Anglicana de Tapejara, com o curso de Administração.
Desafios e oportunidades: durante a palestra, o vice- diretor acadêmico da FAE, destacou que a Instituição sempre procurou antecipar soluções às necessidades da região. “Hoje nossos alunos estão nas maiores empresas de Erechim e oferecemos cursos que atendem às necessidades do mercado de trabalho”, disse. A Coordenadora do Ensino Médio Noturno e dos Cursos Técnicos, Clarice Ferrazzo, salientou que a grade curricular dos cursos técnicos está sendo reformulada e a partir de 2010 o Barão já estará oferecendo formação adequada à novas necessidades. Sobre a característica mais marcante da instituição, Jones Soares destacou: “O projeto educacional do Barão está baseado no tripé família, igreja e escola e usamos esta base em todos os níveis de ensino. O mundo muda, vamos incorporando novas tecnologias, oferecendo novas soluções, mas o valores primordiais permanecem”, disse.