Ministro das Comunicações afirma que acessibilidade à internet é prioridade do Governo Federal
Paulo Bernardo da Silva falou no evento Ta na Mesa da Federação das Associações Comerciais do RS
Internet barata e de boa qualidade. Esse é o principal objetivo do Plano Nacional de Banda Larga, apresentado pelo Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo da Silva, durante o Tá na Mesa da Federasul nesta quarta-feira, 13. A proposta quer estabelecer uma velocidade mínima de 1 Mbps para todos os planos de internet banda larga, pelo valor de R$ 35,00 mensais. “Queremos mostrar às empresas de telecomunicação que massificar o serviço cobrando menos, é ainda mais rentável do que cobrar caro a um número restrito de clientes”, explica.
Segundo ele, o mesmo está sendo planejado para a telefonia fixa que terá uma taxa de R$ 13,50 ao público de baixa renda. Outro programa está sendo desenvolvido para a área rural – onde o acesso ainda é muito restrito. “Há uma deficiência na área rural que precisa ser revertida”, confirmou. A estimativa do Ministério com estas reduções de preços é de um crescimento de até 70% no acesso as telecomunicações, nos próximos quatro anos.
Acompanhado do governador Tarso Genro e do presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, Paulo Bernardo informou que os governos federal e estadual assinaram um termo de compromisso para trabalharem em parceria na instalação de 900 Km de fibra óptica, em todo Rio Grande do Sul. Os dois governos também avaliam a possibilidade de uma redução do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) no projeto da banda larga, como uma forma de incentivo ao acesso.
O presidente da Federasul, José Paulo Dornelles Cairoli, ao saudar o ministro, falou sobre a necessidade de retomar a agenda de reformas e colocá-las no centro das prioridades políticas. Segundo ele, as três reformas – trabalhista, tributária e da previdência – “são vitais para um novo salto de crescimento e de desenvolvimento em nosso País, gerando prosperidade, riqueza e empregos”.
O presidente do Conselho Deliberativo da ACCIE, Deoclécio Corradi, e o presidente da ACCIE, Mario Luiz Cavaletti, participaram do evento promovido pela Federasul em Porto Alegre e acompanharam a palestra do Ministro das Comunicações.