Federasul altera estatutos em Assembleia histórica e dá maior abertura às filiadas do interior do Estado
Agora presidente da Entidade poderá ser das filiadas do interior
A força do Interior do Estado terá novo impulso na Federasul a partir da alteração dos estatutos da entidade aprovada na última quarta-feira, 18, durante a maior Assembleia Geral Extraordinária realizada na história de 84 anos da Entidade. Batendo recordes de quórum, quase 100 participantes, a maioria absoluta vinda do Interior do Estado, a reunião aprovou por unanimidade o novo modelo que vai ditar as regras da Federasul.“Mais moderna, a Federasul cria ferramentas que permitirão maior envolvimento do interior nos destinos da entidade”, comemora o presidente José Paulo Dornelles Cairoli, quem iniciou, comandou e conduziu o processo de mudança.
Segundo o vice-presidente da Regional Norte da Federasul, Deoclécio Corradi, com o novo estatuto, o interior ganha espaço, agrega força e amplia o comprometimento junto à entidade, podendo, inclusive, e esta foi a principal mudança, fazer seu presidente. Até então, os presidentes da Federasul, eram indicados pela mantenedora da entidade, a Associação Comercial de Porto Alegre. Agora, com a nova categoria, dividida em seis faixas, de mantenedoras, muda o poder de influência na eleição do novo presidente, pois as associações comerciais do interior do Estado também poderão ser mantenedoras e indicar candidatos ao cargo. De acordo com Deoclécio, tiveram papel fundamental nesta alteração os vice-presidentes das regionais do Estado.
Outra alteração no Estatuto, de acordo com Deoclécio, é na escolha dos 24 vice-presidentes regionais da Federação, que deixam de ser indicados pelo presidente, mas eleitos entre as associações filiadas integrantes da Regional e também o diretor regional. Além de Deoclécio Corradi, participaram da Assembleia histórica em Porto Alegre os presidentes das Associações Comerciais e Industriais de Erechim – Mario Luiz Cavaletti, Aratiba – Maurício Araújo, Gaurama – Claudino Henrique Pomagerski, Marcelino Ramos Attila Schneider Finger, e Getúlio Vargas – Leandro Slaviero. O nome de Conselho Deliberativo da Federasul passa a ser Conselho Superior. A Assembleia Geral foi presidida por Anton Karl Biedermann, presidente do agora Conselho Superior.