ASSOCIE-SE

Agende uma visita conosco e faça parte da ACCIE

NOTÍCIA

VOLTAR

Lançada a Frinape 2013

Em clima de grande integração com toda a região do Alto Uruguai, foi realizado, no Polo de Cultura, o lançamento da Frinape 2013, que acontece em Erechim, de 9 a 17 de novembro. O evento contou com a presença do Prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis; da Vice-prefeita Ana Lúcia de Oliveira; do Presidente do Poder Legislativo, vereador José da Cruz; da Presidente a AMAU (Associação dos Municípios do Alto Uruguai), Adriana Tozzo, prefeita de Itatiba do Sul; do Presidente da ACCIE (Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim) e Presidente Executivo da Frinape 2013, Claudionor José Mores; do Presidente do Conselho Deliberativo da ACCIE, Jaci José De Lazzari; do Coordenador das Comissões da Frinape 2013, Gilberto Pezzin; da Rainha da Frinape 2010, Lívia Condah Khagofer; de grande número de representantes dos municípios da AMAU e integrantes das comissões responsáveis pela construção desta Feira.

A solenidade de lançamento foi conduzida pelo presidente da ACCIE, Claudionor Mores, com a participação do coordenador geral das comissões da Frinape, Gilberto Pezzin. Os dois apresentaram o conceito da Feira, que trata da união de esforços, contemplando a participação de 150 voluntários em sua realização. Segundo Claudionor Mores, “estamos aqui para lançar um dos maiores eventos do Alto Uruguai, com o foco centrado na integração com a nossa região, com uma ideia, um ideal, uma missão de fortalecermos a nossa região, as nossas comunidades, as nossas famílias, os nossos empreendimentos e negócios, a nossa cultura, as nossas origens étnicas para aproximar nossas almas e nossos interesses de desenvolvimento”. Claudionor ressaltou que estava sendo divulgada mais uma aliança e um contrato tácito firmando de união, onde todos estão envolvidos para fortalecer o Alto Uruguai Gaúcho, que quer crescer mais, desenvolver mais, ser reconhecido mundialmente pelos produtos e serviços produzidos, pelos valores que aqui se tem, pela sua história, pela sua esperança, pelo seu povo trabalhador e ordeiro, pela miscigenação colonizadora de raças e culturas.

Lembrando do recente lançamento do livro editado pela ACCIE, Erechim Retratos do Passado, Memórias no Presente, e do prefácio escrito pelo presidente da ACCIE na época da primeira Frinape, realizada em 1966, Romeo Madalozzo, chamou um vídeo de resgate e valorização do legado deixado pelos imigrantes para o desenvolvimento desta região e outro vídeo que exibiu a música Imagine, de John Lennon, interpretada em diferentes países e de diferentes formas no mundo.

Após, Claudionor conclamou a todos imaginarem toda a região se unindo por uma única causa, visando tornar o Alto Uruguai o melhor lugar para se viver e ser feliz. “Imaginem que da nossa união, o resultado seja mais crescimento, mais desenvolvimento para todos e que possamos trazer de volta o trem que trouxe os nossos colonizadores, um aeroporto melhor para voos mais rápidos, todos os municípios com acesso asfáltico, nenhum problema de comunicação, energia, água, a renda per capita o triplo de hoje para uma vida mais digna de todos os cidadãos da nossa região. Imaginem voltar a ser o maior produtor de trigo, de milho”, questionou. Respeitando a individualidade e soberania de cada município e de cada instituição, Claudionor afirmou que todos poderão atuar juntos para buscar um melhor desenvolvimento. Segundo ele, está na Frinape 2013 a grande oportunidade das pessoas de Erechim conhecerem melhor as realizações e potencialidades da nossa região. “Vamos construir uma das mais belas edições da nossa Frinape”, conclamou.

O Presidente Executivo também destacou que, a partir da Frinape 2013, estaremos vivendo a verdadeira parceria público privada. “A ACCIE e a Prefeitura de Erechim unem, não só recursos públicos e privados, mas pessoas. Juntas têm como convidada especial a AMAU, que representa a força regional”, afirmou, se dirigindo à Presidente da AMAU, Adriana Tozzo, convidando para que cada município traga a melhor amostra de sua indústria, comércio, serviços, agronegócio, cultura e beleza. Ao finalizar, afirmou que “precisamos de todos para a realização desta edição da Frinape”. Aproveitou, ainda, para agradecer, antecipadamente, ao batalhão de voluntários de cerca de 150 pessoas que aceitaram o desafio de ajudar na realização deste grande evento.

A LOGOMARCA E SUA REPRESENTAÇÃO O coordenador das Comissões, Gilberto Pezzin, apresentou detalhes do conceito da feira, como a identidade visual da Frinape 2013, os atributos que a nova marca deve indicar – união, diversão, diversidade, negócios, cultura, globalização e inovação.

Conforme explicou, a logomarca apresenta o mapa do Alto Uruguai Gaúcho desenhado por hexágonos que, unidos, formam o conjunto dos 32 municípios da região. Segundo Gilberto, o colorido da marca da Frinape 2013 nos remete a um conceito de diversão, da diversidade das nossas etnias, do trabalho e da cultura. Sua curvatura nos lembra que somos um pedaço do globo, orgulhosos das nossas tradições, mas abertos ao intercâmbio e à inovação.
Também falou sobre o slogan: “A Feira que nos une” e mostrou as peças gráficas – cartaz, outdoor, anúncio de lançamento da marca, cartaz promocional, VT Institucional, jingle e o site. Em seguida, a presidente da AMAU, Adriana Tozzo, também pediu a todos que sonhassem e trabalhassem para que a Frinape 2013 desse certo e destacou a oportunidade de aproximação regional, reforçando a importância do comprometimento de todos os prefeitos da AMAU com o evento. Para o prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis, o diferencial da Frinape 2013 será o caráter de integração regional, integrando num mesmo evento a cultura, potencialidades, riquezas e belezas dos 32 municípios da região Alto Uruguai.

Polis também destacou a importância da parceria público-privada envolvendo a prefeitura de Erechim, AMAU e ACCIE, para a realização da Feira. “A Frinape amplia seu alcance, resgatando sua história e voltando a integrar o Alto Uruguai. Sem dúvida, estamos diante de um momento histórico e de fortalecimento de relações e parcerias, trazendo ganhos diretos a nossas comunidades, não apenas pelo aspecto da cultura, beleza ou diversão, mas também por que unidos temos mais força para desenvolvermos com vigor, trabalho e foco esta grande e importante região do Estado”, reforçou Polis, garantindo a participação de todas as secretarias do governo para o sucesso das atividades.

Rainha regional Na voz de Cid Moreira foi resgatado um vídeo da primeira Frinape realizada em 1966, quando a rainha foi Juracema Valandro, de Aratiba. A forma de escolha da soberana em 2013, aliás, repetirá a primeira edição da Frinape quando, mais uma vez, a rainha da Feira será escolhida entre candidatas de toda a região Alto Uruguai.
As inscrições para o Concurso da Rainha Frinape 2013 iniciam no dia 5 de agosto e encerram no dia 23 de agosto, sendo uma candidata por município da AMAU. O local das inscrições é na ACCIE. A Rainha e sua Corte serão conhecidas no dia 28 de setembro, durante o desfile de passarela, que será realizado no Pavilhão 1 do Parque ACCIE. Comercialização dos stands Nesta quarta-feira, 24, terá início, a comercialização dos stands para a feira.

A prioridade é para expositores da última feira e associados da entidade.

No dia 17 de agosto acontecerá a comercialização dos espaços para os demais interessados, caso sobre espaço. DATAS: De 24 de julho a 16 de agosto: Comercialização dos stands para associados da ACCIE, expositores da última feira e municípios. De 17 de agosto a 01 de Outubro: Comercialização para demais interessados LOCAL: Secretaria da ACCIE Feira do Livro e Fenamate na Frinape A Frinape 2013 integrará em sua programação uma série de eventos, como a Feira do Livro de Erechim, a Cidade da Cultura (resgate das etnias que colonizaram a região), a Fenamate (no CTG Sentinela da Querência), a Feira da Agricultura Familiar (com um pavilhão próprio), além da Feira Tecnológica, Feira dos Pequenos Animais, Mostra de Cavalos Crioulos e Exposição de Animais.
Shows confirmados Durante o lançamento, a programação de shows também foi anunciada: 09/11: Reação em Cadeia e Armandinho 10/11: Dudinha e a Galinha Pintadinha e Tchê Garotos 14/11: João Neto e Frederico 15/11: Paula Fernandes 16/11: Munhoz e Mariano 17/11: Guri de Uruguaiana Nos dias 11, 12 e 13 – atendendo ao pedido do prefeito Paulo Polis – a entrada na Feira será franca (mediante a doação de donativos, ou alimentos, para entidades assistenciais locais).

Nestas datas, haverá uma série de shows locais e regionais em diversos palcos, incluindo show gospel para o público evangélico.