ACCIE alerta que Erechim ainda permanece em Bandeira Preta
A ACCIE alerta seus associados e a comunidade em geral que Erechim continua em bandeira preta, mesmo tendo sido aprovada a cogestão pela unanimidade dos prefeitos da AMAU, que permitirá a utilização de protocolos menos restritivos em toda a Região 16. Chama a atenção que a adoção de uma bandeira mais branda não entra em vigor imediatamente, depende da aprovação do novo Plano Estruturado de Prevenção e Enfrentamento da Epidemia da Covid 19 pelo Comitê Regional de Atenção ao Coronavírus da AMAU.
Para o presidente da ACCIE, Fábio Vendruscolo, essa aprovação de cogestão foi um importante passo dado. Segundo ele, as entidades representativas – ACCIE, Sindilojas Alto Uruguai, CDL Erechim e Coder estiveram em audiência com o prefeito Paulo Polis no domingo, 21, e entregaram, nessa manhã de terça-feira, 23, conjuntamente, um documento onde colocam a difícil situação, especialmente do comércio, caso permaneça a bandeira preta. Nesse documento as entidades também clamaram para que os prefeitos da região aceitassem a cogestão.
Conforme o documento, “um novo fechamento, com certeza, significará na cessação de muitos empreendimentos, acarretando no fechamento de empresas e de postos de trabalho. Somente em Erechim o comércio gera mais de cinco mil empregos diretos, sendo estas empresas majoritariamente pequenas e familiares, com capital de giro extremamente limitado e incapazes de sobreviver mais do que alguns dias na inatividade”.
As entidades afirmam que são favoráveis e defendem a vida, porém contrários às medidas injustas adotadas ao setor do comércio. Fábio Vendruscolo afirma, ainda, que tem esperança que o Plano Estruturado da AMAU com medidas mais brandas será aprovado pelo Comitê de Crise do Governo do Rio Grande do Sul. “Até lá, seguimos em bandeira preta”, finalizou.