Apresentadas as demandas regionais que serão entregues aos candidatos
Entidades aprovam documento proposto
A Associação de Municípios do Alto Uruguai – Amau -, a Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai, o Credenor e a Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim – ACCIE – apresentaram ontem, 3, à tarde, no Anfiteatro da URI – Campus de Erechim, documento contendo as demandas prioritárias para o desenvolvimento regional, que será entregue aos candidatos ao Governo do Estado do RS e deputados estaduais e federais com vínculo com a região. Na oportunidade os participantes foram convidados a validarem o documento, bem como subscreverem as propostas e darem o seu apoio.
A abertura do evento foi feita pelo presidente da Amau, o prefeito Antônio Zanadréa, que destacou o momento de união e integração de toda a Região. Zanandrea colocou os objetivos da proposta e sua finalidade. Em seguida o presidente da AD Alto Uruguai, Claudionor Mores, explicou o que se pretendia com o documento, que foi apresentado pelo secretário executivo da Agência de Desenvolvimento, Adelino Collet. Também se manifestou o presidente da ACCIE, Deoclécio Corradi, enaltecendo a integração e união de todas as entidades no sentido de buscarem objetivos comuns para o desenvolvimento da região. Falou que se busca o comprometimento dos candidatos com as propostas elencadas para que elas sejam viabilizadas em favor de todos os municípios que integram o Alto Uruguai Gaúcho. Ademir Peretti falou pelo Credenor sobre a importância desta iniciativa.
No documento estão elencadas as áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento econômico e social da Região, que precisam ser trabalhados de forma urgente e prioritária. São elas: infraestrutura, incluindo transporte rodoviário e ferroviário; energia e comunicação; desenvolvimento tecnológico e inovação, através de parques tecnológicos; econômica, priorizando as cadeias produtivas definidas no Planejamento Estratégico do Alto Uruguai Gaúcho; estruturação de um sistema integrado de saúde; questões tributárias; qualificação técnica para o capital social e segurança pública.
A partir de agora, as entidades idealizadoras do cocumento vão buscar as assinaturas das lideranças e entidades que já se manifestaram favoráveis, mas que não puderam participar do encontro de ontem. Segundo o presidente da Amau, são muitas as entidades que estão apoiando a iniciativa. Assim que os candidatos vierem a Erechim, o documento será entregues em mãos e será, por eles, assinado um termo de compromisso com as demandas prioritárias. Após a eleição, será feito um novo contato com os eleitos com a finalidade de promover um estreitamento no relacionamento com a região para que implementem as demandas apresentadas e validadas por todos.