ASSOCIE-SE

Agende uma visita conosco e faça parte da ACCIE

NOTÍCIA

VOLTAR

Costelão reuniu mais de mil pessoas no Erechim Fest

Costelão promovido pelo Erechim Fest reuniu, no sábado ao meio dia, 1º de maio, mais de mil pessoas no CTG Sentinela da Querência e se constituiu em uma grande confraternização gastronômica. Os costelões foram preparados pelo pessoal do CTG Estância Colorada de Cascavel, que vieram a Erechim especialmente para preparar o assado nos moldes como é feito naquela cidade do Paraná. Eles são assados inteiros no chão. Em Cascavel é tradição há mais de 40 anos preparar, no dia 1º de maio, o maior churrasco do mundo. Neste ano, lá foram servidos 600 costelões.

A preparação dos costelões iniciou cedo, por volta das 4 horas da manhã, quando os assadores começaram a salgar a carne, somente com sal grosso, fazer o fogo e espetar a carne em espetos especiais, que a ACCIE mandou fazer. O fogo foi feito no chão, em frente ao CTG Sentinela da Querência, com lenha de eucalipto. A temperatura era muito alta (120ºC), sendo difícil agüentar mais do que dois minutos no meio do fogo. Cada costelão assou por cerca de seis horas.

Sete assadores, mais uma equipe de apoio, foram responsáveis pelo preparo. Para acompanhar o assado foram servidas saladas e pão. Os costelões vieram da cidade de Santa Maria e pesavam cerca de 20 a 22 quilos cada um. Cada costela inteira deu para servir muito bem 20 pessoas que integravam as mais de 50 mesas no interior do CTG. Também foram servidos mais uns 10 costelões foram servidos para quem chegou de última hora sem ingresso comprado.

De acordo com o presidente da ACCIE, Deoclécio Corradi, a ideia do preparo do costelão foi lançada. Ele espera que a moda pegue e vire uma tradição, especialmente em outras edições do Erechim Fest.