Diretor Geral do IFRS afirma que Instituição quer atender as demandas da Região
Professor Sérgio Wesner Viana falou na ACCIE para empresários
O Diretor Geral do IFRS – Campus Erechim, Sergio Wesner Viana, afirmou, ontem, 5, no Prata da Casa promovido pela Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim, que a Instituição veio a Erechim para atender as demandas da comunidade através de cursos direcionados à vocação regional. Ele falou para associados, autoridades e empresários sobre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RS – Campus Erechim, iniciando sua apresentação com uma retrospectiva histórica sobre a educação profissional e tecnológica no país.
Segundo ele, o IFRS aponta um novo modelo de instituição identificada e pautada com a proposta de sociedade em curso no país. A instituição de ensino federal, que iniciou suas atividades letivas em Erechim em 2009, tem como um de seus principais objetivos ministrar educação profissional técnica de nível médio, prioritariamente na forma de cursos integrados, para os concluintes do ensino fundamental e para o público da educação de jovens e adultos, além de estimular e apoiar processos educativos que levem à geração de trabalho e renda. A proposta é ofertar educação profissional e tecnológica, em todos os seus níveis e modalidades – do ensino técnico à graduação e pós-graduação, inclusive stricto sensu -, formando e qualificando cidadãos com vistas à atuação profissional nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional.
O professor apresentou a estrutura do corpo docente e administrativa, os quatro cursos técnicos que estão em desenvolvimento: Vestuário, Vendas, Agroindústria e Mecânica, mostrou a área física – salas de aula e laboratórios – e anunciou que a meta é atingir 2 mil alunos em um curto espaço de tempo. Hoje, com a parceria com a Prefeitura de Erechim na área de ensino de jovens e adultos, já são mais de 500 alunos. Afirmou que há um grande número de estudantes de Erechim, mas que há alunos matriculados de quase todos os municípios da região. Destacou a participação da comunidade em todo o processo de criação, instalação, definição dos cursos e conclamou a todos a continuarem participando através do Conselho Comunitário do Instituto e na elaboração do Regimento Interno do Campus Erechim, que prevê ampla participação comunitária.
O diretor geral anunciou que o Campus de Erechim vai oferecer o Curso Técnico em Alimentação, sendo que o de Agroindústria ficará com o Campus de Sertão. Respondeu perguntas dos empresários e destacou que, a partir deste segundo semestre, será feita uma ampla divulgação para a consolidação do Instituto Federal na comunidade.