Distrito Industrial Norte de Erechim será implantado através de modelo inédito
Um grupo de empresários interessados em se instalar no novo Distrito Industrial Norte – David Zorzi se reuniu na sede da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE,) na manhã de 7 de novembro. Na ocasião, foram apresentadas informações sobre o projeto, formas de financiamento e viabilidade pela agência de fomento do Estado do Rio Grande do Sul, Badesul.
Para o presidente da ACCIE, Claudionor Mores, o projeto é inovador e fruto de parceria público-privada entre município de Erechim, ACCIE e Unindústria. “Essa parceria está inovando um novo modelo de distrito industrial. Haverá uma espécie de permuta, o município cede a área já adquirida e paga e recebe em contrapartida dos empresários, investidores daquele espaço, toda infraestrutura necessária para que os 240 mil metros quadrados sejam urbanizados e disponibilizados para cerca de 40 empresas interessadas”.
Hoje já são mais de 100 empresas inscritas, informalmente, aguardando para se efetivar. Segundo ele, a ideia é que para que o mais breve possível se tenha o edital de inscrições e classificação de empresas. ”Estamos trazendo agentes financeiros dispostos a financiar todo o conjunto de empresas. Acreditamos que na virada do ano o edital estará disponível”.
A expectativa é que em 2018 já se tenha obras e edificações no local. Mores salienta que os critérios para a empresa se estabelecer estão sendo construídos e quem adquirir o terreno terá que necessariamente construir no local. Ele explica que a característica histórica de Erechim e região estão na agricultura, porém, de 40% a 45% da economia local é baseada na atividade industrial. “Temos cultura industrial e tecnologias”. Mores destaca que gerando desenvolvimento econômico, emprego e renda o município terá mais condições para fazer melhorias sociais.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Altemir Barp, o novo distrito está sendo implantado de uma forma totalmente diferente, inédita. A capacidade do novo distrito será de 55 empresas de pequeno porte, se maior, fica em torno de 28 estabelecimentos. “Estamos fazendo um distrito pensando no crescimento das empresas para os próximos 30 anos”. Ele acredita que em 2018 o bairro industrial estará pronto para instalação das empresas.
O presidente da Unindústria, Walmir Badalotti, está muito motivado com a realização do novo projeto tão importante para o município de Erechim e região, que começou ainda em 2009. Isso porque, está se oferecendo a possibilidade das empresas crescerem e ampliarem o parque fabril, como também, a implantação de novas unidades de outras regiões. Badalotti ressalta que é necessário pensar muito sério no projeto e realizá-lo o quanto antes, para gerar emprego, renda as famílias, trabalhadores, vagas aos jovens que estão se preparando para entrar no mercado de trabalho.
08.11.17