Empresários erechinenses participam de Missão Empresarial no Peru
Representantes de cinco empresas erechinenses estão participando de uma Missão Empresarial no Peru, promovida pela Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim. São eles: Maximino Tormen (Claramax); Luiz Fernando Rohenkhol (RW Engenharia); Vinícius Leszczinski (Cavaletti); Emerson Ceghatto (Comil); Rudinei Pizzatto e Juliano França Barbieri (Triel HT); e o consultor Tirone Michellin (CBC Consórcio Brasileiro de Consultores Ltda.). O objetivo da viagem é identificar as principais demandas de logística, infraestrutura e outras áreas afins daquele País, e buscar firmar parcerias com as empresas da Região do Alto Uruguai Gaúcho. O que se busca é o fortalecimento das empresas locais para fomentar o desenvolvimento regional. O roteiro iniciou no dia 18 de junho e encerra nesta quinta-feira, 22 de junho, quando retornam ao Brasil.
No primeiro dia da visita, segunda-feira, dia 19, os integrantes da Missão de Negócios ACCIE foram recebidos na Embaixada Brasileira, por autoridades e lideranças empresarias do Peru. O almoço foi neste local com empresários e autoridades e, à tarde, foram feitas visitas a empresas de Lima.
No dia 20 de junho, participaram de um encontro com palestra na Federação das Indústrias, Comércio e Serviços do Peru, com Rodada Binacional de Negócios. O almoço foi no mesmo local, com continuação, à tarde, dos mesmos temas e reunião com setor de exportação e importação. Já no dia 21 de junho, os empresários fizeram visitas oficiais ao Governo Federal, Ministérios e Governo Municipal de Lima. À tarde visitaram empresas.
A ideia dessa Missão Empresarial ao Peru iniciou na Frinape 2015, durante uma reunião realizada com empresários representando diversos segmentos de Erechim e Região, onde foi debatida a importância da Ligação Brasil – Peru e tratados comerciais. Na ocasião, foi palestrante do evento o presidente da Capebras – Câmara Binacional de Comércio e Integração Peru Brasil – Miguel Alvear, empresário e ex-presidente das Federações das Indústrias do Peru e Outros. A Capebras tem como meta fortalecer e incrementar as relações econômicas e comerciais entre Brasil e Peru, além de facilitar às empresas informações comerciais oportunas e intermediá-las para estimular o comércio entre os dois países.
Outro propósito da viagem internacional tem relação com os Jogos Panamericanos que o Peru sediará em 2019, e para isso será necessário realizar muitas obras, com muitos investimentos na iniciativa privada. Além disso, o norte do Peru sofreu com muitas enchentes e muitas casas, escolas e hospitais terão que ser reconstruídos. Os empresários foram em busca de oportunidades de negócio e abertura de novas portas no comércio exterior.
O PERU
O território peruano cobre 1.285.216 quilômetros quadrados de área, no oeste da América do Sul. O país faz fronteira com o Equador e a Colômbia ao norte, o Brasil a leste, a Bolívia a sudeste, o Chile ao sul e o oceano Pacífico a oeste. As montanhas dos Andes e o oceano Pacífico definem as três regiões tradicionalmente usadas para descrever o país geograficamente. O Peru é dividido em 25 regiões e pela província de Lima. Cada região tem um governo próprio e eleito composto por um presidente e um conselho com um mandato de quatro anos. Esses governos planejam o desenvolvimento regional, executam projetos de investimento público, promovem atividades econômicas e realizam a gestão das propriedades públicas.