ASSOCIE-SE

Agende uma visita conosco e faça parte da ACCIE

NOTÍCIA

VOLTAR

Erechim Fest reúne grandes nomes da gaita

O Auditório do Polo de Cultura, no Parque da ACCIE, está sendo palco hoje, 28, de um espetáculo com grandes nomes da gaita do Brasil e do exterior. Dentro da programação do Erechim Fest 2010, evento que marcar os 92 anos do município de Erechim, foi realizado o Encontro de Gaiteiros. Presentes o maestro Mirco Patarini, vindo diretamente da Itália especialmente para o evento, e os gaiteiros Oscar dos Reis, Luiz Carlos Borges, Alessandro “Bebê” Kramer e Gildinho e Chiquito.

O show foi realizado à tarde e encantou os presentes. Na abertura oficial, o presidente da ACCIE, Deoclécio Corradi, destacou a importância da realização deste evento para difundir a cultura e a prática do instrumento.

Pela manhã, durante entrevista coletiva à imprensa, os gaiteiros foram unânimes em falar que o instrumento precisa de mais apoio e incentivo. Eles sugeriram a criação de curso universitário para formação de gaiteiros e professores do instrumento. Eles também destacaram a importância de eventos como este para incentivar os músicos.

O cantor, compositor e acordeonista Luiz Carlos Borges, que iniciou sua carreira, aos sete anos de idade, no conjunto “Irmãos Borges”, na região missioneira do Rio Grande do Sul, lembrou do auge da gaita nas décadas de 30 a 60, perdendo espaço nos últimos anos para a guitarra, violão e outros instrumentos. Sua carreira solo iniciou a partir do sucesso com a composição “Tropa de Osso”, premiada na 9ª edição da Califórnia da Canção Nativa do RS, movimento musical que revolucionou a Música Tradicional Gaúcha na década de 70. Desde lá, já foram 28 discos gravados, sempre investindo na renovação da música regional gaúcha. Luiz Carlos Borges falou da sua satisfação de estar participando deste evento que, na sua opinião, valoriza os profissionais que se dedicam ao instrumento.

Alessandro “Bebê” Kramer é uma das revelações da música instrumental do Brasil, além de virtuoso acordeonista. Ele também compõe com clareza e criatividade a expressão da sua fronteira inicial que é o Rio Grande do Sul. Hoje radicado no Rio de Janeiro, afirma que recebeu dois legados: um de sua família formada por músicos e outro da cultura gaúcha. Tanto que promove, no Rio de Janeiro, saraus de gaita em sua casa com diversos músicos para difundir a cultura gaúcha. Alessandro Kramer já fez apresentações na Alemanha e Áustria e países do Mercosul.

O italiano Mirco Patarini, que conquistou o Troféu Mundial de Acordeon, aos 18 anos, na Suíça, e desde então se apresenta em diversos países como Estados Unidos, Brasil, China, Rússia e Alemanha, defendeu a criação de curso universitário para ensinar o instrumento e formar professores, especialmente enfocando história da música, harmonia e composição. Na Itália, é editor de um jornal de música, direcionado aos acordeonistas. Ele também afirmou que eventos como este Encontro de Gaiteiros pode contribuir para que mais pessoas se interessem pelo instrumento. Entretanto, para reunir um grande número de músicos o maestro falou que é importante uma ampla divulgação especialmente nas associações, federações e confederações de gaiteiros; trazer para o evento um grande nome nacional ou internacional; e, se for um concurso, um bom prêmio em dinheiro.

Já o presidente da Associação de Acordeonistas do Brasil, cuja sede é em São Paulo, Lauro Valério, sugeriu que se levassem gaiteiros famosos para se apresentar nas escolas. Segundo ele, é nas crianças que se pode despertar o interesse para o instrumento.

Hoje tem Festival da Gaita

Hoje, 29, na programação do Erechim Fest, será realizado o Festival da Gaita, a partir das 14h, no Polo de Cultura. O evento vai conceder premiação em dinheiro para os melhores colocados em quatro categorias: (Gaita Ponto até 16 anos, Gaita Ponto acima de 16 anos, Gaita Piana até 16 anos e Gaita Piana acima de 16 anos).
O Erechim Fest é uma promoção conjunta da Prefeitura de Erechim, Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim – ACCIE – e Erechim Auto Esporte Clube e tem como slogan “Nossa amizade fez história. Venha viver esta grande festa!