Lançada a festa gastronômica “Erechim é Massa”
Evento é uma promoção da ACCIE, Prefeitura de Erechim e Emater/RS
Em plena caminhada rumo às comemorações do centenário do município de Erechim, em 2018, um evento está nascendo com a finalidade de projetar a culinária da cozinha tradicional da maioria dos moradores do interior, preparada com esmero e servida com entusiasmo nas festas comunitárias. A festa gastronômica “Erechim é Massa!” promete transformar os pratos da culinária das etnias em motivos de festa para os mantenedores dessa cultura e dos apreciadores da boa comida com sabor de tradição.
O popular macarrão será o prato principal da primeira edição da festa que terá o simbolismo da integração e de valorização da cultura dos pioneiros povoadores do município. Um jantar será servido no dia 30 de setembro, no Polo de Cultura de Erechim, com dez comunidades apresentando, a partir do mesmo prato básico, todas as possibilidades de acompanhamento. A realização é da parceria Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim – ACCIE, Emater/RS e Prefeitura de Erechim, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
O projeto foi apresentado na noite de 22 de junho, no Restaurante do Gaúcho, localizado no Polo de Cultura, Parque da Accie, e foi prestigiado pelo prefeito Luiz Francisco Schmidt, que destacou que o objetivo é buscar uma identidade comum, que permita representar toda a culinária das etnias presentes na formação da população do município. “Erechim precisa recuperar o amor próprio, assim como outras comunidades que criaram festas assim, que hoje identificam suas comunidades. ‘Erechim é massa’ será uma festa de todos nós! Se funcionar teremos outras edições om a demais etnias”, antecipou o prefeito. O vice-prefeito Marcos Lando também esteve presente, acompanhado dos secretários secretários: Altemir Barp (Desenvolvimento Econômico); Leandro Basso (Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar; Vanir Clara Bernardi Bombardelli (Educação); Dércio Nonemacher (Saúde); Roberto Fabiani (Fazenda); Linir Antônia Chiarello Zanella (Cidadania), Osvaldo Leite Camargo (Coordenação e Planejamento), além do Procurador Geral Luiz Carlos Coffy.
A Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim esteve representada pelo vice-diretor de Agronegócio Marcelo Fiorentin. O empresário destacou a importância do projeto e a satisfação da entidade empresarial de Erechim fazer parte da organização. O médico veterinário Walmor Gasperin, chefe do Escritório Municipal da Emater-RS/Ascar, lembrou que a instituição está presente na vida das comunidades rurais e conhece a potencialidade econômica e cultural da cada propriedade. “Essa festa valorizará essas pessoas e as suas culturas mantidas por várias gerações”, destacou o também especialista em agronegócio.
Representantes de dez comunidade do interior participaram do lançamento do evento: KM 6 Dourado, Jaguaretê, Lageado Paca, Bairro Demoliner, Linha Batistela, Bairro Rio Tigre, KM 14 Dourado, São João da Cascata, Capoerê e Linha Mariga. Convidados especiais com atuação no agronegócio participaram da apresentação do projeto, entre eles, os coordenadores dos diferentes setores que a Aurora Alimento está implantando em Erechim.
O calendário de atividades marca para o período entre 28 e 31 de agosto, no Polo de Cultura, a realização de workshop com as comunidades e equipe da Emater/RS, com a vigilância sanitária. Na oportunidade, serão entregues as apostilas e uniformes adequados para as atividades culinárias. Na noite do jantar festivo, haverá entrega de certificados aos participantes e show com o tenor Dirceu Sartori. Os recursos financeiros arrecadados com o lucro da venda de ingressos serão revertidos em apoio a Festa Di Bacco de 2018 – ano do centenário de Erechim.